quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Rivalidades

Se há coisa que eu não percebo é a necessidade que, em todo o lado e em todas a as áreas, as pessoas têm de se sentir superiror (ou de parecer)...

Agora é a árvore de Natal gigante do Porto, situada na Avenida dos Aliados (que por acaso é a maior da Europa!)... Eu quando soube, apenas fiquei surpreendida por ser a maior da Europa e estar cá em Portugal... Já outros portuenses apenas repararam que estava no Porto e não em Lisboa. Já os lisboetas, como era de esperar, dizem que não se importam nada porque isso da árvore gigante é coisa de gente parola, por isso pode muito bem ficar no Porto... Mas o que é isto?? Para mim Portugal é Portugal! É verdade que adoro o Porto, mas as demais cidades, aldeias e terriolas por aí espalhados fazem parte do Portugal que também adoro!

O mesmo acontece no futebol... Quantos portistas não torcem (às vezes lá no seu íntimo apenas...) pelo clube estrangeiro que está a confrontar o Benfica e vice-versa?... Quantos e quantos...

Acontece também no trabalho e começa logo na faculdade... É ver os estudantes de medicina a chamar maqueiros e secretários aos enfermeiros (coisa de praxe eu sei, mas muitos acham-se mesmo superiores...)... E depois há os enfermeiros (alguns bem carniceiros...) que desprezam os auxiliares de saúde, só porque não passaram anos a queimar as pestaninhas... Então e experiência que têm não conta?

Isto tudo para dizer que somos todos necessários... Todas as cidades, todas as profissões têm a sua importância e eu não percebo para quê tanta rivalidade.

Nenhum comentário: